O cagarro (Calonectris diomedea borealis) ou cagarra, também conhecido como pardela-de-bico-amarelo, é uma ave muito característica das ilhas dos Açores, que são a nível mundial a zona mais importante para o cagarro estando protegida por leis nacionais e internacionais (Convenção de Berna – AnexoII, Directiva Aves- Anexo I e Decreto-Lei n.º 140/99 de 24 de Abril). É proibido capturar, deter, ou abater ilegalmente estas aves e destruir ou danificar os seus habitats.
Calonectris diomedea borealis (Cory 1881). |
Os Açores albergam cerca de 188000 casais reprodutores de Cagarros, ou seja, cerca de 60% da população mundial da subespécie C.d. borealis. O Cagarro nidifica em todas as ilhas do arquipélago dos Açores, tanto nas ilhas principais como nos ilhéus.
Os seus cantos nocturnos são muito peculiares. É uma das aves mais antigas da Terra, seu voo é caracterizado pelos poucos movimentos de asas alternando com fases de deslizamento durante as quais as aves rasam as ondas com agilidade. Pelo contrário, e tal como a grande maioria de espécies de Procellariiformes (ordem taxonómica que inclui os albatrozes, as pardelas e os paínhos), os Cagarros são muito desajeitados quando aterram e têm de se deslocar em terra.
É parecido com as Gaivotas !
ResponderEliminar